
Pierre Lévy
Lévy primeiro nos deixa a pensar na combinação que foi feita no sistema do ciberespaço facilitando o processo da comunicação como de “todos para todos” numa conferência eletrônica que inclui a todos neste espaço beneficiando os mais diversos povos em um curto intervalo de tempo, um manda uma pergunta outro manda a resposta, um responde a resposta assim compartilhando diferentes pensamentos e conversando para discutir as mesmas idéias.
É assim
O ciberespaço no permite abrir esses novos grupos de discussão a união deste conjunto de pessoas trocando informações, vídeos e fotos todas elas tem algo em comum, não apenas o seu endereço eletrônico no espaço geográfico do ciberespaço que permiti a participação na rede, mas a senso comum parecido de todos partindo de interesses pessoais que se coincidam com varias pessoas do mundo.
Força
Enfim toda essa possibilidade que encontramos na rede é apontada por Lévy como uma grande contribuição para a vida humana as ferramentas do ciberespaço e a globalização pluraliza nossa comunicação.
Dominique wolton
Wolton esse sim tenta mostrar o outro lado da moeda que existe neste mundo da internet, ele reconhece todas estes avanços e sabe das importâncias das ferramentas do ciberespaço, antes de começar a criticar este pensador vale lembrar que antes de tudo Wolton coloca o ser humano antes de tudo.
Ser Humano
Antes das tecnologias, ele analisa a vida pessoal e fala de tudo que contribui e dificulta a comunicação humana, é claro que as tecnologias ajudam e facilitam na hora de mostrar as idéias mas e a comunicação humana aquela ali, que você esta na frente da pessoa falando, fazendo gestos e expressões contando com a proximidade entre eles que é totalmente diferente de vídeos e fotos e as demais formas encontradas na rede.
Pensa
Se uma pessoa já esta acostumada com esse lance de comunicação na rede, é muito provável que sinta uma dificuldade no momento da comunicação próxima que é questionada por Wolton.
Pensou ?
É uma visão muito interessante, pois na maioria das vezes nem pensamos realmente o que é comunicação e o que é informação, não se torne escravo daquele texto bonito cheio de brilho no seu computador, não se empolgue muito com aquela montagem de vida, simplesmente usufrua da tecnologia e pratique a comunicação humana de perto, os dois são importantes para você.
Ótima reflexão, Allan.
ResponderExcluirParabéns!